O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

Benefícios do Gás Ozônio na Água

Benefícios do Gás Ozônio na Água

O que é Ozônio?

O Ozônio é um gás.
Poderíamos parar por aqui, se não fosse um gás tão especial e com tão grandes contribuições para a manutenção da vida no planeta Terra.

Os técnicos dirão que é uma forma alotrópica do oxigênio, constituído por três átomos unidos por ligações simples e duplas.

Para nós, que não passamos a maior parte do nosso tempo dentro de um laboratório usando avental branco, fica mais fácil dizer que o ozônio é um gás composto por três átomos de oxigênio, portanto tem a fórmula O³, diferente do oxigênio que respiramos que tem a fórmula O².

Onde o Ozônio pode ser encontrado?

O ozônio existe em abundância em uma das camadas da nossa atmosfera, que se chama Estratosfera.
Lá, ele consegue nos ajudar filtrando os raios nocivos do sol e nos livrando de diversas doenças, como câncer de pele e problemas de visão.

Este gás passou a ser mundialmente conhecido nos anos 1980, pois descobriu-se que havia um enorme buraco na camada de Ozônio, permitindo livremente a passagem dos raios nocivos do sol até o nosso planeta, gerando com isso diversos problemas de saúde e também climáticos.

Como consequência desta descoberta, foi assinado em 1987 o Protocolo de Montreal, que estabelece a diminuição e consequente eliminação do Clorofluorcarbono das indústrias, já que ele é que estava eliminando a camada de ozônio da atmosfera terrestre.

Origem:

  • Foi descoberto no século XIX, propriamente na década de 1840 pelo químico Wemer Siemens
  • Foi utilizado pela primeira vez na medicina na Primeira Guerra Mundial, o médico alemão Christian Friedrich utilizou o ozônio no tratamento de feridas em soldados feridos do conflito.

Curiosidades:

  • O ozônio na água mata os vírus 3125 vezes mais rápido que o cloro.
  • O ozônio é a mais potente substância antiviral conhecida pelo homem.
  • É extremamente seguro em dosagens recomendadas.
  • É efetivo contra vírus até mesmo em baixas concentrações.

Diminuição da contaminação de agrotóxico

Atualmente o uso excessivo de agrotóxicos na agricultura brasileira tem trazido grande preocupação aos especialistas. Muitas pesquisas apontam o uso descontrolado e ilegal destes produtos químicos no cultivo de frutas, verduras e legumes.

O risco no consumo de alimentos com agrotóxicos

O consumo humano de alimentos com doses de agrotóxicos está atualmente relacionado a sérios problemas de intoxicação alimentar, causando também infertilidade, malformações, neurotoxicidade, desregulações hormonais, efeitos sobre o sistema imunológico e sistema neurológico, além do surgimento de cânceres.

Dados do DataSUS revelam que de 2007 a 2014 foram registrados mais de 34 mil casos de intoxicação por causa agrotóxicos no Brasil.

Água ozonizada na eliminação de agrotóxicos em alimentos

  • Durante os últimos anos o ozônio tem se destacado em diversas de suas funcionalidades, entre elas a sanitização de alimentos. Isso porque a cozinha profissional requer maior qualidade, economia de tempo e a menor mão de obra em seus processos, característicos do tratamento com ozônio.
  • Mas além de eliminar com maior eficiência os microrganismos presentes nas frutas, legumes e vegetais, o ozônio também diminui significativamente a ação dos agrotóxicos sem prejudicar as características próprias desses alimentos.
  • O processo de sanitização e eliminação de agrotóxicos nos alimentos é realizado em poucos passos: • Retira-se as impurezas visíveis do alimento, como terra e partes envelhecidas.
  • Coloca-se submersos os alimentos diretamente na água ozonizada por determinado tempo.
  • Retira-se os alimentos já tratados e armazena-os adequadamente.
  • O tratamento com ozônio tem se tornado cada vez mais popular e seguro devido aos inúmeros testes realizados por especialistas. Veja alguns desses resultados do ozônio como descontaminador de frutas, verduras e legumes:

Maçã: Ao sanitizar maçãs com água ozonizada por 15 minutos, foi possível diminuir em média 73% diversos agrotóxicos encontrados nas frutas.

Couve: Já nos testes destas hortaliças, foi possível reduzir 53% a quantidade de agrotóxicos com 30 minutos de imersão em água ozonizada.

Alface: A redução da concentração de agrotóxicos nas folhas de alface pode chegar a 58% com somente 10 minutos de imersão

Tomate cereja e morango: 10 minutos também foram suficientes para reduzir a ação dos agrotóxicos em cerca de 40% dos resíduos em tomates cerejas e morangos.

Com todas essas informações, concluímos que o ozônio é uma excelente opção para quem deseja servir alimentos naturais, eliminando grandemente os níveis de agrotóxicos nas saladas, frutas e verduras.

É possível produzir ozônio em laboratório?
Sim, é possível a partir de um aparelho chamado ozonizador, que pode ser encontrado em laboratórios em tamanho variados.
A Top Life indústria de purificadores de água conseguiu inovar e colocar o gás ozônio na água de sua cozinha. Nos purificadores de água Top Life, os ozonizadores são peças relativamente pequenas, bem adaptadas ao tamanho dos purificadores, que cabem em qualquer cozinha e tem capacidade de produção de ozônio adequada à necessidade de uma cozinha familiar.

Na figura ao lado, um exemplo do ozonizador encontrado dentro dos purificadores Top Life.

Quais são os benefícios do gás ozônio na água?

Em termos gerais podemos dizer que se você quiser escolher o melhor presente de natal do mundo para qualquer pessoa que goste da saúde que tem, basta oferecer um purificador de água Top Life com ozonizador. Já explico o porquê:

No Brasil, usa-se muito agrotóxico. Este assunto é tão sério que já motivou debates até mesmo dentro da câmara dos deputados, enquanto algumas ONGs chegam ao espantoso cálculo que aponta o consumo de 7,5 litros de agrotóxico por ano por pessoa no Brasil.

O que acontece é que o ozônio na água do purificador tem a capacidade de reduzir muito os agrotóxicos que se encontram na superfície dos alimentos, como no desenho abaixo, por exemplo.

Outro grande benefício do ozônio na água é a sua capacidade de desinfecção dos alimentos, que é muito maior do que a capacidade de desinfecção do cloro.

Além disso, o cloro pode reagir com substâncias orgânicas e formar subprodutos, como os trihalometanos, que tem potencial cancerígeno.

É seguro fazer desinfecção de alimentos com ozônio?

Em um estudo feito na Universidade Federal de Santa Catarina, a Engenheira de alimentos Cristiane Fagundes aponta que os compostos à base de cloro são os preferidos pela indústria alimentícia devido a diversos fatores, desde o preço baixo do produto até a facilidade e comodidade do seu manuseio.

Além disso, fatores históricos justificam o uso massivo de cloro ainda hoje na desinfecção de produtos alimentícios nas grandes indústrias.
Fato é que, a partir do mesmo estudo realizado sob orientação da doutora Alcilene Rodriguez Fritz aponta as vantagens do uso de gás ozônio na desinfecção de alimentos.
Sobre o uso de cloro o estudo aponta que “ concentrações elevadas de cloro podem causar problemas como descoloração, perda de qualidade e aumento na corrosão de equipamentos. Outro ponto importante diz respeito à formação de trihalometanos e cloraminas que ocorrem pela combinação de cloro com a matéria orgânica e que é bastante prejudicial para a saúde humana pelo seu potencial carcinogênico”.

Já sobre o uso de ozônio na desinfecção de alimentos, o mesmo estudo aponta que “O ozônio, por apresentar uma capacidade de oxidação superior, age diretamente na parede da célula, causando sua ruptura e morte em menor tempo de contato, inviabilizando a recuperação dos microrganismos após o ataque” e ainda aponta que “O ozônio é um dos mais fortes agentes oxidantes comumente disponíveis.”

Entenda por “oxidantes” como matador de bactérias, que parece que é o melhor que precisamos na atualidade.

Qual o preço de um aparelho com ozônio na água?

É mais barato do que você imagina.
Inclusive é bem mais barato do que os remédios que o excesso de agrotóxicos nos alimentos costumam obrigar as pessoas as tomarem.

Se você explorar bem a sua visita à página da Top Life, vai ver que existem diversos purificadores diferentes que podem atender à sua necessidade de água purificada. Temos aparelhos com acréscimo de potássio, com água na temperatura ambiente, com água gelada( gelada de verdade pois o motor é o mesmo que as geladeiras usam).

Além disso, temos purificadores com água alcalina, mas este é um assunto à parte que vai render outra página de blog deste mesmo tamanho porque a água alcalina ajuda em:

  • Hidrata até seis vezes mais que a água comum
  • Ajuda no equilíbrio do pH do seu corpo
  • Ajuda nos processos de digestão
  • Ajuda a controlar acidez estomacal e mais uma porção de benefícios que com certeza irão chamar a sua atenção.

Faça uma visita sem pressa ao nosso site e conheça as inúmeras formas que a água pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida.
Seja saudável, seja Top.

Seja Top Life

marcadores
  • Água com Ozônio
compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Dúvidas? Entre em contato!