O que você procura ?
close
close
O que você procura ?
Produtos recomendados
É necessário preencher o campo de busca

O consumo de agrotóxico no Brasil

O consumo de agrotóxico no Brasil

O consumo de agrotóxico no Brasil

Beber agrotóxicos não parece uma boa ideia, acho que todos concordamos, mas existem estudos indicando que nós brasileiros fazemos isso com certa regularidade.
Segundo um estudo apontado pela ONG Rede Sans, que milita em diversas esferas sociais em busca de proporcionar alimentação segura e saudável a todos, cada brasileiro consome em média 7,5 litros de agrotóxicos por ano.
É isso mesmo que você leu, cada brasileiro consome em média 7,5 litros de agrotóxicos por ano.

Claro, a mera imaginação da cena de suas mãos levando ao alto uma garrafa rotulada com uma caveira e dois ossos cruzados já dá arrepios, mas não se perturbe, existem outros pontos de vista.
Em outra ponta desta mesma discussão, moram as razões dos fabricantes de defensivos agrícolas que garantem que você pode manter a calma frente a esta questão já que, segundo eles está tudo dentro dos limites aceitáveis.

Meu sincero convite a você, pessoa interessada em viver bem e por bastante tempo ainda, é que você leia com calma este artigo e tire suas próprias conclusões sobre a seriedade deste assunto.

Como o agrotóxico contamina as águas?

Vou explicar de uma maneira bem simples para ficar fácil de entender.
Suponha que Joãozinho queira beber água com açúcar. Joãozinho coloca açúcar na caixa d’água e depois basta abrir a torneira para encontrar água com açúcar.
Agora imagine que o Brasil queira beber água com agrotóxicos. Para isso basta colocar 550 mil toneladas (dados de 2017)de agrotóxicos na água e pronto, todos poderemos desfrutar das maravilhas da ciência apenas abrindo as nossas torneiras. ‘
Claro, ninguém sai por aí colocando agrotóxicos nas águas assim, sem mais nem menos. O que se faz, normalmente, é colocar este agrotóxico todo nas lavouras. O restante a própria natureza faz por nós, através por exemplo da gravidade que se encarrega de levar os agrotóxicos através do solo até os lençóis freáticos ou até os mananciais de onde saem as águas das nossas torneiras.

Água potável contém agrotóxicos?

No Brasil? Sim, contém!
A situação é tão alarmante que a Câmara dos Deputados em Brasília fez uma audiência pública em Junho de 2019 com o tema “Contaminação da água potável por agrotóxico no Brasil.”

Durante a conferência foram apresentados estudos que -pasmem- mostraram que foram encontrados 27 tipos diferentes de agrotóxicos nas águas consideradas boas para consumo humano. E não estamos falando dos reservatórios de água das cidades do Sertão Nordestino onde sabidamente há problemas de qualidade na prestação de serviços públicos, mais uma vez digo, pasmem- estamos falando de cidades como São Paulo. Veja a lista da quantidade de municípios com contaminação de água com agrotóxicos por estado:

São Paulo 504

Paraná 326

Santa Catarina 228

Tocantins 121

Mato Grosso do Sul 65

Minas Gerais 50

Mato Grosso 30

Rio de Janeiro 10

Sergipe 15

Rio Grande do Sul 14

Espírito Santo 8


Existe excesso de agrotóxicos nas águas?

Se eu disser aqui que não sei a resposta, provavelmente amanhã de manhã não serei mais o escritor oficial deste canal, então vou me dar o direito de transferir para você, leitor, a responsabilidade de decidir se existe ou não excesso de agrotóxicos na água potável no Brasil.
Que existe agrotóxico na água já está bem claro, agora vamos tratar especificamente das quantidades.

Os agrotóxicos precisam ser aprovados antes de serem utilizados nas plantações. Para cada agrotóxico existe um limite máximo de segurança e o governo monitora através de seus departamentos de controle as quantidades destes agrotóxicos na água. Se os limites impostos pelo governo forem ultrapassados, haverá a necessidade de intervenção dos órgãos de fiscalização. Então, se a contaminação das águas com agrotóxicos está dentro dos limites, qual o problema? É que os limites no Brasil são bastante generosos.

Por exemplo, na Europa, a soma de todos os agrotóxicos não pode ultrapassar 0,5 microgramas por litro de água. No Brasil estes limites são contados de maneira diferente, pois não há soma dos agrotóxicos, apenas limites individuais que poderão, juntos, chegar até 1353 microgramas por litro ! Logo, ainda que a presença dos 27 tipos de agrotóxicos encontrados na água potável esteja dentro dos limites da lei, trata-se de um limite estratosférico se comparado com a Europa. Entendeu agora a razão de eu compartilhar com você a decisão de dizer se há excesso ou não? Antes de qualquer coisa é preciso decidir se o próprio limite brasileiro já é ou não é um exagero.

Quais doenças podem ser causadas por agrotóxicos?

1.Câncer

2.Doenças neurológicas, incluindo Alzheimer e autismo

3.Infertilidade

4.Alergias de diversos tipos

5.Depressão

6.Má formação do feto

7.Doenças cardíacas

E tem bem mais doenças que podem ser causadas pela exposição contínua aos agrotóxicos.

Não estamos incluindo aqui os casos de intoxicação acidental, que são aqueles que aparecem mais rapidamente depois de uma exposição direta, como no caso do trabalhador do campo, que faz a aplicação do defensivo agrícola.

Os filtros normalmente removem os agrotóxicos?

Não, não removem. Pelo menos a maioria dos filtros, não!
Se você ainda usa o saudoso filtro que sua avó deixou de herança, esqueça-se dele. Os tempos são novos e as demandas de saúde também.
Vivemos hoje em um mundo no qual a riqueza se mede pelo nível de industrialização de um país.

Os resultados desta industrialização aparecem continuamente nos bilhões de toneladas de poluentes lançados no ar todos os anos e que voltam em grande quantidade na forma de ácidos e metais pesados contaminando o solo e os mananciais de água.
Além disso tem os agrotóxicos que contaminam as águas e os alimentos que consumimos todos os dias.
Embora o cenário pareça um ensaio apocalíptico de alguma peça sem graça, existem algumas ações que são possíveis para nos fazer fugir desta grande armadilha e nós vamos fazer aqui três sugestões para que sua família encontre segurança ao se alimentar:

1-Faça uma horta orgânica na sua casa. Comece com verduras como alface e depois vá incrementando com outros produtos de sua preferência. Se você mora em apartamento, procure saber sobre as pequenas hortas verticais, que só precisam de poucas horas de sol por dia através de uma janela.


2.Procure uma feira orgânica perto de sua casa, gaste um pouco mais com alimentos sem agrotóxicos para economizar mais tarde com medicamentos.

3.Tenha em casa purificadores de água Top Life, que possuem 9 etapas de filtragem e removem agrotóxicos e metais pesados das águas. Além disso estes purificadores não deixam nem mesmo o cheiro do cloro na água e ainda por cima possuem água com ozônio, que retira agrotóxicos da superfície dos alimentos.
Entre no site da Top Life e conheça a linha completa dos produtos. Deixe sua família mais segura para se alimentar!

marcadores
  • agrotóxico
  • top life
compartilhe
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Dúvidas? Entre em contato!